COMO OS CLUBES DESPORTIVOS PODEM GERAR RENDA COM MARKETING DIGITAL?

  Ergilio Correia   Feb 20, 2017   Marketing Digital, Presença Online   Comments Off on COMO OS CLUBES DESPORTIVOS PODEM GERAR RENDA COM MARKETING DIGITAL?

A pouco tempo no comando dos mambas, Abel Xavier trouxe uma inovação ao futebol nacional: Convite aos adeptos da selecção nacional a se fazerem em presente nos seus jogos através de vídeos que passaram nas redes sociais. Era o marco importantíssimo no uso do Marketing Digital para o desporto ou simplesmente Marketing Desportivo. Neste pensamento, como é que o Marketing Digital pode ajudar os Clubes desportivos na sua imagem e na geração de mais rendas?

O desporto arrasta massas, é muito emocional e diverte as pessoas. É por isso que as marcas ou empresas estão aproveitando para publicitar os seus seus produtos e serviços através de patrocínios e displays em ambientes desportivos. Mas o que se nota é que as equipes desportivas fazem as marcas viver e elas pouco ou quase nada rendem consigo mesmas. Segundo a pesquisa “O Marketing em Moçambique”, apenas 61.9% das empresas tem website e neste grupo não estão lá os clubes desportivos e numa pesquisa do google, é irrisória a quantidade de equipes que tem um website.

Hoje em dia, os clubes estão ganhando com direitos de transmissão, venda de equipamento desportivo, valorização do seu património, publicitação de marcas alheias, etc. Isso em campeonatos como o Europeu (que é referência), o jogo, o atleta, treinadores, clubes….valem milhões. Mas para tal o clube tem que não só produzir resultados mas se expor! Então vejamos como o clube pode colocar-se como montra através do Marketing Digital. Como pode transformar simpatizantes, adeptos e assistentes em Clientes?

Presença Online para Clubes Desportivos

Marketing Desportrivo

Numa rápida busca, só a Federação Moçambicana de Futebol e uma equipe moçambicana, tem website!!  Vamos então imaginar um adepto, por exemplo, do Textáfrica de Chimoio e que vive em Palma. Sem a presença online do seu clube, não terá como viver as emoções e acompnhar a sua equipe, pois ela é “inexistente”.

Um dos primeiros passos para os clubes e também empresas estarem online é ter um website. Com um website:

  • O clube pode divulgar as suas informações aos seus adeptos e público em geral com alcance ilimitado;
  • Reduzir custos com publicidade própria;
  • Aumento do alcance dos seus patrocinadores;
  • Geração de rendas com publicidade online de marcas;
  • Fácil inscrição de sócios e membros;
  • E muito mais.

Assim, aquele nosso adepto de Palma conhecerá a sua equipe, jogadores, patrocinadores e muito mais ainda da sua equipe, possibilitando-o a migrar  de um simples simpatizante para amante, fã e doente da equipe. Pode até perder um jogo mas a equipe fará questão de deixá-lo actualizado.

Marketing Digital na Interação com interessados

Os websites, geralmente são mais estáticos  tem uma comunicação unilateral. Mas como o adepto quer sentir a emoção da equipa ou clube, precisa interagir, seja com intermediação ou com a equipe. Uma solução para tal são as redes sociais. O facebook é a maior rede mundial. Os clubes nacionais já estão a utilizar mas de forma não efectiva.

Bem utilizadas, as redes sociais:

  • Irão aproximar emocionalmente o adepto à equipe;
  • Criar iteração adepto – jogadores e treinadores, melhorando a relação entre ambos;
  • Com o Youtube pode-se transmitir jogos, treinos e até conferências de imprensa;
  • Com o Instagram pode-se partilhar imagens dos jogadores, equipe técnica, etc
  • Com todas, pode-se pode fazer acompanhamento dos jogos ao minuto;
  • E muito mais.

Tudo isto vai de certa forma fortalecer a marca do clube, consolidar a relação com os fãs….

Marketing Digital na Venda da Marca

Os amantes de desporto carregam as suas equipes no coração, no exterior e falam delas. E esta “devoção” precisa ser alimentada pelos clubes disponibilizando meios que façam este adepto com necessidade suprida. Em Moçambique, as equipes não tem cultura de oferecer as suas camisetes aos adeptos ou simpatizantes. Talvez pelos custos (?!).

Mas, uma vez fortalecida a marca o clube pode partir para a sua rentabilização satisfazendo os seus fãs. Vender. Sim, vendas. Este é processo vai transformar o sócio, adepto, simpatizante em cliente. Talvez a questão será o que vender. Simples, abaixo alguns exemplos que os adeptos procuram e o clube só precisa disponibilizar:

  • Qualquer produto com identidade do clube, como equipamento, brindes, bilhetes de jogos “em casa”;
  • Aplicativos relacionados com o clube;
  • Promoções de parceiros;
  • Jornais Electrônicos;
  • Quotas. Etc

Para isso basta montar uma loja online para começar a vender em qualquer ponto do País, aplicativos para entreter a massa adepta e divulgação de promoções dos parceiros para afinar a “amizade” e aliciar os adeptos. Quem sai em vantagem? O adepto. A equipe. O patrocinador ou parceiro. Custo? Muito baixo.

O desporto Moçambicano e os clubes de todas modalidades precisam despertar e se aproximar mais do adepto, simpatizante, etc. O Marketing Digital vai ajudá-los com vários recursos e custos acessíveis cujo resultado é ganho mútuo entre as partes.

Marketing Digital Desportivo

Comments are closed.

PESQUISA DE MARKETING
Conheça o ponto de situação do MARKETING em Moçambique pela opinião de Profissionais, Gestores e Empreendedores.
A sua informação é segura e confidencial.
Increase more than 700% of Email Subscribers!
Dolor aliquet augue augue sit magnis, magna aenean aenean et! Et tempor, facilisis cursus turpis tempor odio. Diam lorem auctor sit, a a? Lundium placerat mus massa nunc habitasse, arcu, etiam pulvinar.
  • Goblinus globalus fantumo tubus dia
  • Scelerisque cursus dignissim lopatico
  • Montes vutario lacus quis preambul den
  • Leftomato denitro oculus softam lorum
  • Spiratio dodenus christmas gulleria tix
  • Dualo fitemus lacus quis preambul pat
  • Montes vutario lacus quis digit turtulis
  We hate spam and never share your details.